sexta-feira, 25 de junho de 2010

NOS OITAVOS COM EXCESSIVA PRUDÊNCIA!

FICHA DO JOGO

(Clicar nos quadros para ampliar)

Com uma exibição pouco brilhante mas prudente e calculista, Portugal carimbou o passaporte para os oitavos-de-final do Mundial, ao empatar a zero com o Brasil.

Garantiu assim a segunda posição no Grupo G. De resto até podia perder porque a Costa do Marfim apenas conseguiu recuperar três dos nove golos de diferença.

Carlos Queiroz apresentou algumas novidades surpreendentes: Ricardo Costa surgiu a lateral direito, Pepe a trinco, Duda no meio campo e Dany ou pouco mais adiantado, enveredando por um futebol lento, de contenção, procurando não correr muitos riscos.

O Brasil, com mais posse de bola, pareceu no entanto incapaz ou então pouco ambicioso, deixando-se embalar pela monotonia do jogo.

E aquilo que à partida parecia poder ser um bom espectáculo futebolístico acabou por ser enfadonho, defraudando as expectativas de quantos a ele assistiram.

Pareceu, a determinada altura, haver um pacto de não agressão, em termos de futebol ofensivo, já que a agressividade física esteve sempre presente, obrigando o arbitro mexicano a exibir por sete vezes a cartolina amarela (4 para Portugal e 3 para o Brasil).

As ocasiões de golo foram escassas. Raul Meireles teve uma boa oportunidade aos 59', num desarme deficiente de Lúcio, ao disputar um lance na área com C. Ronaldo. A bola foi direitinha, proximo do segundo poste onde surgiu o médio do FC Porto a rematar com o pé direito, quando o lance exigia o esquerdo, permitindo deste modo a mesmo assim difícil intervenção de Júlio César.

Já em tempo de descontos foi Ramires a estar perto do golo não fora o espectacular golpe de rins de Eduardo.

Melhor o resultado final que a exibição.

Portugal vai assim voltar à Cidade do Cabo, no próximo dia 29, para tentar continuar na prova, frente a Espanha, Chile ou Suíça. Mais logo se saberá.

Nenhum comentário: