domingo, 8 de junho de 2008

CONTRIBUTO AZUL E BRANCO NO EURO 2008

Agora que começou a fase final do Euro 2008 que se está a disputar na Suíça e na Áustria, as atenções estão naturalmente viradas, preferencialmente para esta competição.

Scolari teve o condão de fazer unir a maioria dos portugueses em torno da selecção nacional que de forma exuberante se manifesta dentro e fora do país, pese embora as provocações que dirigiu ao FC Porto, que jamais serão esquecidas pelo menos pela maioria dos portistas, ao ponto de muitos deles ficarem de costas voltadas para uma selecção a que chamam a "equipa de Scolari".

Eu, como portista também nunca poderei esquecer as atitudes reprováveis do "sargentão", mas estou consciente que a história de Portugal é bem mais forte que as afrontas de um qualquer estrangeirito, para além de que nesta selecção estão também alguns jogadores e ex-jogadores do FC Porto (e não são poucos!).

Estou por isso com alguma alma e algum coração com a selecção portuguesa, disposto a engolir o sapo canarinho, paixão que no entanto não se compara à que nutro pelo meu clube (este sim, posso dizer que me pertence pois sou sócio e accionista).

Posto este preâmbulo e para situar a força azul e branca deste grupo passo a referir os atletas que foram escolhidos para fazer parte da equipa que se encontra em Neuchatel:

NUNO - Guarda-redes, 34 anos. Chamado pela primeira vez por Scolari para substituir o lesionado Quim.

BOSINGWA - Defesa direito, 26 anos. Esteve em cinco jogos da qualificação (39' contra a Bélgica e os 90' contra a Polónia, Sérvia, Arménia e Finlândia). Jogou os 90' do jogo contra a Turquia desta fase final. Vai jogar a próxima época no Chelsea de Inglaterra.

BRUNO ALVES - Defesa central, 26 anos. Esteve em sete jogos da qualificação (16' contra a Arménia e os 90' contra Polónia, Sérvia, Azerbaijão, Cazaquistão, Arménia e Finlândia. Marcou 1 golo contra o Azerbaijão)

RAÚL MEIRELES - Médio, 25 anos. Participou em cinco jogos da qualificação (90' contra o Cazaquistão, 15' contra a Sérvia, 90' contra a Arménia, 7' contra a Sérvia e 18' contra a Finlândia). Jogou os últimos minutos contra a Turquia e foi dele o 2º golo)

RICARDO QUARESMA - Avançado, 24 anos. Participou em onze jogos da qualificação (34'+84'contra o Cazaquistão, 68'+90' contra a Bélgica, 8'+25' contra a Sérvia, 28'+60'contra a Arménia, 21' contra a Polónia, 69' contra o Azerbaijão e 85' contra a Finlândia. Marcou 1 golo contra a Bélgica em Alvalade)

HÉLDER POSTIGA - Avançado, 26 anos. Esteve em dois jogos da qualificação (79' contra a Bélgia, marcou 1 golo e 60' contra a Arménia).
Depois de começar a época no FC Porto, foi emprestado ao Panathinaikos da Grécia e acabou por assinar pelo Sporting aquando da concentração da selecção em Viseu antes de partir para a Suíça.

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Tudo jogadores fraquitos, só ganham porque estão num clube de batoteiros!...
Um abraço