quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DIFERENÇA NA EFICÁCIA... E NÃO SÓ!

FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

A visita do Chelsea ao Dragão colocava algumas interrogações. Com que FC Porto poderíamos contar? Com o amorfo dos últimos jogos ou o que se apresentou em Stamford Bridge? Esta prolongada paragem na competição terá sido útil ou pelo contrário? Seria o FC Porto actual capaz de cumprir a ambição de ser o líder do Grupo?

O jogo desta noite deu todas as respostas.

Jesualdo Ferreira começou por surpreender ao deixar Hulk no banco, dando o seu lugar ao recuperado Silvestre Varela que cumpriu sob o ponto de vista defensivo, cobrindo o flanco direito na ajuda a Sapunaru quando se impunha. No ataque pareceu-me menos incisivo mas creio ter feito o suficiente para justificar a aposta do treinador.

A inclusão de Bellushi no onze titular trouxe ao meio campo a natural criatividade com que na primeira parte os Dragões justificariam a vantagem no marcador, não fora a maldita ineficácia, principalmente em dois lances construídos pelo argentino (os mais perigosos do primeiro tempo), sendo que no primeiro o seu remate esbarrou em Petr Cech, sobrando a bola para Falcao fazer a recarga sem êxito, enquanto no segundo foi a barra a impedir o golo.

Raul Meireles, em clara subida de forma, contribuiu também para um maior ascendente portista, contudo, a habitual falta de qualidade de passe acabou por fazer perder boas jogadas, cortando de algum modo a iniciativa portista e proporcionando aos ingleses um maior controlo do jogo.

A etapa complementar forneceu mais do mesmo, com as duas equipas a interpretar o futebol algo desligado, o do FC Porto, e o de melhor qualidade, o do Chelsea.

Não é possível continuarmos a recuperar bolas para de seguida «oferecer» ao adversário; Construir jogadas para queimar com o último passe; Insistir em passe longos geralmente mal direccionados; não ser capaz de municiar o ponta de lança com lances capazes de conclusão eficaz.

Jesualdo experimentou lançar Hulk mas o brasileiro não trouxe grandes melhorias, pelo contrário. Sapunaru ficou mais exposto e foi mesmo pelo seu lado que nasceu o lance do golo inglês, concretizando a primeira vitória de Chelsea ao terceiro jogo no Dragão.

Conclusão, o FC Porto de hoje ficou a meio caminho entre as últimas exibições e a tal de Londres. A paragem na competição foi útil para a recuperação de Varela e pouco mais (pelo menos para este jogo). A equipa não cumpriu a ambição de ser líder do Grupo e, em minha opinião, está ainda longe para ambicionar mais do que já conseguiu, os oitavos-de-final.

Hoje gostei mais de Raul Meireles, cuja exibição ficou ainda abaixo das suas possibilidades (como ficou demonstrado nos dois jogos pela selecção) e do Belluschi, mesmo com altos e baixos (bem a atacar e a rematar mas frágil a defender).

3 comentários:

Anônimo disse...

O chelsea jogou a passo se fosse um jogo onde eles precisassem de ganhar era goleada na certa.

dragao vila pouca disse...

Eu vi claros sinais de retoma no jogo do F.C.Porto frente a uma das três melhores equipas da Europa. Vi um Porto que, principalmente na primeira-parte, merecia mais do que conseguiu e vi um Porto que, embora não tenha jogado tão bem na segunda, jogou o suficiente para justificar outro resultado. É óbvio que a retoma tem de ser consolidada e para isso, entre outras coisas, é fundamental melhorar a grande pecha da equipa que é a péssima qualidade de passe. É também, importante que Jesualdo perceba que Belluschi é fundamental, mesmo que fiquemos com a certeza que o argentino é mais 10 que 8. Assim como é importante que Fernando se convença que não pode ser um jogador só para destruir e comece a passar bem, caso contrário o seu lugar tem de ser repensado. Resumindo, com o regresso em breve de Fucile, com as melhorias notórias de Raúl e Rodríguez, acho que ainda vamos a tempo.

Justa a homenagem ao Grande Deco.

Um abraço

Vitor Daniel disse...

Justificava-se outro resultado no final, na primeira parte mereciamos o golo, um empate era mais justo.
Quanto ao resto foi uma boa exibição melhoramos e melhoramos muito por culpa de Belluschi que claro deu a criatividade que faltava no nosso meio campo.
Espero que melhoremos ainda mais e que tomemos o caminho certo.

Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt