domingo, 20 de junho de 2010

CABO DAS TORMENTAS OU DA BOA ESPERANÇA?

A equipa nacional portuguesa volta a entrar amanhã em acção, para o segundo jogo da fase de grupos do Mundial.

A Cidade do Cabo, no Sul do país, será o novo palco. Mais uma vez, os jogadores portugueses deslocaram-se de avião desde o local de estágio, percorrendo uma distância de mais de mil quilómetros.

Marcada pela diversidade, a Cidade do Cabo é considerada o ponto de fusão de várias culturas diferentes no sul do continente africano. É muito difícil encontrar um motivo para não se apaixonar pela paisagem idílica situada entre o oceano e uma cadeia montanhosa de tirar o fôlego. A simbólica Table Mountain eleva-se a 1.086 metros acima da cidade e é usada como ponto de referência por marinheiros. Em dia claro, o cume achatado pode ser visto a cerca de 200 quilómetros mar adentro.

A "Cidade Mãe", como é conhecida na África do Sul, possui uma abundância de actividades contrastantes, desde a tranquilidade das famosas praias do Atlântico até à agitação das cores vibrantes de Bo-Kaap. Hout Bay é um óptimo local para pescar, especialmente atum e lagostim, e a histórica base naval de Simon's Town possui um passado fascinante.

A estrutura desportiva que vai acolher este jogo é o novíssimo Estádio Green Point que para além de ser um dos mais bonitos da África do Sul, situa-se numa das áreas mais desejadas da Cidade do Cabo. Vai ser ainda cenário de uma das semifinais deste certame.

Construído parcialmente num terreno antes utilizado como campo de golfe, a nova jóia da Cidade fica nas margens do oceano e as partidas nele disputadas terão como pano de fundo as suas montanhas.

Dispõe de uma capacidade para 66.005 pessoas e é revestido de protecção acústica. O estádio ficou pronto em Dezembro de 2009. O Parque Green Point, onde foi erguido, era originalmente mais amplo e incluía a maior parte da área entre o mar e Signa Hill, estendendo-se da cidade até Sea Point.

Depois da pálida imagem e de um inconveniente empate no primeiro jogo, só a vitória nos interessa, se efectivamente queremos continuar em frente na prova.

Espera-se e deseja-se portanto, uma nova atitude. Convicção, confiança, coragem e ambição são as qualidades indispensáveis para transformar o Cabo das Tormentas em Cabo da Boa esperança.

Face ao desempenho menos positivo aliadas a algumas situações de indisponibilidade física é previsível que Queiroz proceda a algumas alterações no seu xadrez.

Pepe poderá reaparecer, não é certo que Deco recupere dos problemas físicos que o têm apoquentado e Simão é um forte candidato para o lugar de Dany.

EQUIPA PROVÁVEL

Competição: Mundial/2010 - África do Sul - 2ª Jornada Grupo G
Palco: Estádio Green Point - Cidade do Cabo
Data e hora: 21 de Junho de 2010 às 12:30 h
Árbitro: Pablo Pozo Contreras - Chile
Transmissão: RTP 1

2 comentários:

Anônimo disse...

Aconselho a TODOS a Leitura e (Divulgação) do artigo do Miguel Esteves Cardoso o "NORTE" no Blogue RENOVAROPORTO.

6012 - Azul desde 1971- disse...

Afinal ...foi da Boa Esperança...)