quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MELHOR RESULTADO QUE EXIBIÇÃO

FICHA DO JOGO

(Clicar para ampliar)

O FC Porto deslocou-se hoje a Sófia, com o pensamento na vitória, embalado numa série interrupta de vinte vitórias, desde a época passada.

André Villas-Boas, ciente das fragilidades da equipa adversária, aproveitou para fazer quatro alterações, fazendo regressar à equipa Sapunaru e Maicon, introduzindo ainda Souza e Cristian Rodríguez.

Os Dragões dominaram durante quase toda a partida, frente a um adversário fraco. Controlou quanto baste, marcou cedo, por Falcao, bem assistido po Hulk, enveredando depois por uma toada tranquila, aqui e ali salpicada por uma mão cheia de oportunidades desperdiçadas. Não evitou sofrer alguns calafrios, motivados por falhas defensivas de palmatória, atenuadas ora pela atenção de Helton, ora pela incompetência dos modestos adversários.

Neste jogo de momentos sem grande interesse, até mal jogado, não houve exibições de encher o olho, já que a equipa viveu de fogachos.

Vitória tangencial a castigar a atitude de treino com que os jogadores portistas encaram este jogo.

Com esta vitória, o FC Porto continua líder do seu Grupo com os mesmos seis pontos que os turcos do Beşiktaş JK, com quem terá de esgrimir a 21 de Outubro.

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Depois de um início de partida surpreendente, por parte dos búlgaros, que subidos no terreno, tentavam perturbar as saídas para o ataque do conjunto azul e branco e que durou pouco tempo, cerca de 5 minutos, o F.C.Porto tomou conta do jogo e jogando um futebol bonito, a toda a largura do campo, dominou, pressionou, marcou e podia ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais dilatada, se na hora da finalização, não houvesse tanta precipitação, tanta sofreguidão e fossem escolhidas as melhores opções para fazer golo.
Foi, em resumo, uma primeira-parte de qualidade da equipa portista, um Porto do melhor e que não deixou o adversário colocar o pé em ramo verde. Não tiveram os jogadores do país de leste, nenhuma oportunidade de golo e isso diz tudo sobre o domínio e a exibição da equipa de André Villas-Boas.


Parecia, no início da segunda-metade, que o F.C.Porto vinha apostado em repetir o que de bom tinha feito na primeira e "matar" o jogo rapidamente, o que podia ter acontecido em duas boas possibilidades, uma por Falcao e outra por Rodríguez. Mas não foi assim: a partir dos 10 minutos, a equipa portista começou a pensar em Guimarães, abrandou, deixou de ser tão pressionante, teve algumas desconcentrações e podia ter sofrido um golo, o que pela qualidade do seu jogo e superioridade que tinha exercido, seria muito injusto.


Concluindo: mais uma vitória, a 11ª, justa, indiscutível, fruto de uma exibição muito boa na primeira-parte e início da segunda. Depois foi controlar e poupar, com as saídas de Hulk, Falcao e Belluschi.
2 jogos, 6 pontos e um pé na fase seguinte. Falta apenas um exame para a conclusão do 2º ciclo, não vai ser fácil, mas esta equipa está cada vez melhor, mais personalizada, mais competente, tem treinador e tem jogadores, para continuar em grande.


Como a exibição valeu pelo colectivo e não vi nenhum destaque particular, vou apenas falar de Souza - estreia a trinco -, Otamendi e Falcao.
Começando pelo marcador do golo: hoje sim, gostei do colombiano. Activo, a jogar simples, procurando a baliza, mas com discernimento, R.Falcao juntou ao golo, uma qualidade que tinha andado afastada. É, os avançados, quando marcam, parecem outros...
Otamendi: gostei muito mais hoje que frente ao Olhanense. Um central que joga à direita, à esquerda, com Rolando ou com Maicon e mostra qualidade. Com o argentino não há aquelas "paneleirices" que não se adapta ao parceiro, joga melhor sobre um lado ou sobre o outro... Quando se tem categoria, mostra-se logo e ponto final.
Souza: se alguém ainda tinha dúvidas da qualidade de jovem brasileiro, elas hoje ficaram dissipadas. Sempre bem colocado, sempre a dar linhas de passe, nunca se perturbando com a pressão e sabendo sair dela, este jovem, vai longe e é uma aquisição fantástica.

Um abraço

Dragão Azul Forte disse...

21.ª vitória consecutiva, mais uma alegria!
Boa primeira parte em que o FC Porto mostrou ter uma equipa muito consistente. Segunda parte menos boa com um jogo desgarrado e dois erros defensivos que poderiam ter custado caro.
Mas vitória bem conseguida e importante. Continuamos na senda do triunfo.

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Corremos riscos desnecessariamente. 1-0 é um fio que pode quebrar, a qualquer momento. Tive a sensação de que o empenho não foi total, o que poderia ter acarretado problemas de difícil resolução.
Porém, a vitória não merece contestação e a equipa continua a mostrar sinais seguros de evolução positiva.

Ultrasfcporto disse...

Amigo Portista, realmente acho que valeu o resultado sem dúvida uma vitória é sempre de louvar mal era. Mas a exibição poderia ser muito melhor, aliás esta temporada, já o praticamos o que aconteceu, desaprendemos? Ou está tudo bem assim?

Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem apenas vi os últimos 15 minutos da 1ª. parte e a 2ª. parte.

Pelo que vi, o FC Porto teve sempre o jogo na mão, e não fosse alguma infelicidade na concretização poderia ter vencido por mais golos.

O nosso meio campo dominou e controlou o jogo.
João Moutinho cada vez mais é o patrão do meio-campo, acelera ou trava o jogo quando assim tem de ser.

Deixa me contente verificar que Villas Boas tem ali uns 15 jogadores sempre aptos a dar o contributo, sem que a equipa perca qualidade e competência competitiva.

Rodriguez, Souza, Ruben e Fucile sem serem titulares indiscutíveis são um garante de soluções, e que permitem a rotatividade do plantel.

Além destes, Villas Boas já começa a tentar ganhar ali um 3º. central para algum imprevisto, o que é necessário face à longa época que se avizinha.

Ainda há que contar com Guarin, que ontem surpreendeu ... nem parecia que vinha de uma lesão. Muito forte e audaz na disputa de bola, entrou muito bem no jogo.

O único aspecto que me deixa apreensivo neste plantel, é o facto de Walter ainda não se ter afirmado como alternativa a Falcao. Entra sempre muito lento no jogo, ainda não se adaptou ao futebol europeu, e por vezes parece perdido na frente de ataque.

Voltando ao jogo, partir de meio da segunda parte, Villas Boas a pensar na deslocação difícil a Guimarães, optou por fazer descansar os jogadores.

Foi uma vitória importante rumo ao apuramento.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com

P. Ungaro disse...

Na minha opinião foi um Porto qb ... faltou o 2 golo para ser um resultado justo pelo menos do que vi (1ª parte).
TEmos que ter em atenção que gostariamos que o FC Porto jogasse sempre nos limites, no entanto a epoca ainda vai no principio e mantendo este descernimento podemos ir muito longe.

Um abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

6012 - Azul desde 1971- disse...

Pois eu achei que mesmo sem meter a quarta o Porto poderia ter feito mais. Não que não tenha gostado do resultado, mas eles deram espaço para o Porto fazer o que quisesse. Falharam 2 abordagens (quase as únicas) mais perigosas ao Helton, precisamente porque são fraquinhos. Qualquer outra equipa teria marcado... Mas estou muito feliz, o Porto ganhou e somamos mais 3 pontos que é basicamente o que importa!
E VIVA O PORTO