quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PERDIDA A BATALHA MAS NÃO A GUERRA

Palco do jogo:Estádio Anfield Road - Liverpool
Competição: Champions League - 5ª Jornada - Grupo A
Hora do jogo: 19:45 h
FC Porto: Helton; Bosingwa, Stepanov, B. Alves e M. Cech; P. Assunção (H. Postiga 81'), Kazmierczak (R. Meireles 65') e Lucho G.; Mariano G. (T.Sektioui 77'), Lisandro L. e Quaresma.
Suplentes não utilizados: Nuno, P. Emanuel, Fucile e Bolatti
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)
Marcadores: Lisandro Lopez (33')
Acção disciplinar: Cartões amarelos para P. Assunção (48'), Stepanov (82') e Quaresma (91')

Uma presença sem brilho nem glória em terras de Sua Magestade foi quanto a equipa do FC Porto conseguiu apresentar no inferno de Anfield Road.

O Liverpool a necessitar de vencer para se posicionar na discussão pelo direito a estar presente nos oitavos de final da prova entrou no jogo com a habitual velocidade e ritmo de jogo tipicamente britânicos que o FC Porto conseguiu a espaços sacudir.

No
entanto eram visíveis as dificuldades dos dragões saírem para o ataque com a bola controlada em função de uma percentagem elevada de passes errados para o adversário que aproveitava para se acercar da nossa baliza, algumas vezes com muito perigo.

Com uma equipa algo diferente do habitual face à titularidade de Marek Cech, Kazmierczak e Mariano Gonzalez o Porto procurou adormecer o jogo mas as transições foram quase sempre deficientes, precipitadas e até confusas dando trunfos ao adversário que não se fez rogado.

Aos 19' o Liverpool inaugurou o marcador por Fernando Torres, na sequência de um canto. Lucho Gonzalez quando se fazia ao lance escorregou permitindo que o avançado cabeceasse sem oposição.

O Porto não se desuniu apesar de continuar a patentear dificuldades e numa transição rápida pela esquerda Kazmierczak coloca primorosamente a bola na cabeça de Lisandro que no coração da área fez a bola beijar as malhas num golo de belo efeito. Três minutos depois o mesmo Lisandro teve nos pés a possibilidade de fazer novo golo , quando recebeu a redondinha já dentro da área rematando para uma defesa do guarda-redes que a conseguiu desviar passando a poucos centímetros do poste. Foi o melhor período dos dragões que conseguíram até ao intervalo controlar a partida.

Na segunda parte o Liverpool entrou menos perigoso e intranquilo, talvez a acusar a responsabilidade do encontro. Mas os jogadores portistas que iam anulando com segurança os lances de ataque perdiam-se no endosso da bola que cada vez mais sistematicamente acabava nos pés dos adversários. O Liverpool foi ganhando confiança e por volta dos vinte minutos intensificou o assalto ao último reduto portista provocando momentos de aflição como ainda não se tinha visto. Foi por isso com toda a naturalidade que apareceu o segundo golo. O Avançado espanhol do Liverpool F. Torres beneficiando de um ressalto em Stepanov fica com o caminho livre para desferir o remate certeiro.

O Liverpool galvanizou-se e passados cinco minutos o árbitro italiano sancionou uma mão de Stepanov que estava a sofrer falta, dentro da área, apontando grande penalidade. Gerrard na marcação não deu hipóteses a Helton.

O Porto vivia agora momentos de pânico. A entrada do gigante Peter Crouch e a substituição feita por Jesualdo fazendo sair P. Assunção para a entrada de Hélder Postiga ajudaram à festa. E o quarto golo surgiu mesmo aos 87' na sequência de um canto, por Crouch que à vontade nem precisou de saltar para cabecear e introduzir a bola na baliza portista instalando definitivamente o desalento no seio dos azuis e brancos.

Numa exibição para esquecer só merece realce o esforçado Lisandro Lopes que foi de longe o portista que menos mereceu esta derrota violenta. Apesar deste resultado o Porto mantém a liderança e continua a depender apenas de si próprio para se apurar para os oitavos-de-final da prova.



ENTRAR A GANHAR NUMA PROVA PARA RODAR


Palco do Jogo: Centro de treinos do Olival
Competição: Liga Intercalar - 1ª jornada do campeonato de Inverno
Hora do jogo: 15:00 h
FC Porto: Ventura; Eridson, João Paulo, André Pinto e Lino;Castro, Leandro Lima e André André (Graça 89'); Rui Pedro, Adriano e Edgar (Tengarrinha 72').
Suplentes não utilizados: Ruca, Marco Aurélio e Caetano
Árbitro: Ivan Vigário
Marcadores: Adriano (19' e 88') e Rui Pedro (23')

Treinador: Rui Barros

O Porto entrou hoje a ganhar nesta novel competição, inventada para desenferrujar alguns atletas menos utilizados na equipa principal e fazer rodar algumas jovens esperanças.
Jogado a horas inconvenientes, para quem tem trabalho diurno, ainda assim estiveram presentes cerca de dois mil assistentes.

Não vou entrar em pormenores sobre um jogo que não vi, mas segundo a crónica do site oficial a exibição foi promissora.

Tenho a ideia que esta competição não será de grande importância, a não ser a de fazer rodar alguns jovens, face à fraca competitividade da mesma. Quanto aos atletas do plantel principal não é com ela que adquirirão a endurance para conquistar a titularidade. Apesar de tudo é preferível ter esta que nenhuma.

O próximo jogo é na próxima Quarta-feira frente ao Guimarães à mesma hora.

Um comentário:

Paulo Pereira disse...

Foi a noite das duas faces: derrota contundente na Champions e vitória na Taça Intercalar...

Na minha opinião, não foi só o Lisandro a estar bem. Gostei do esforço abnegado de sempre do Paulo Assunção e da classe de Lucho, com passes fantásticos. Pena que a defesa, e em especial Stepanov, tenham estado tão mal.

Coibo-me de criticar Jesualdo, mas não consegui entender nova aposta em Mariano, deixando Tarik no banco, e a não utilização de Fucile, logo ele k tinha descansado frente ao Setúbal. Infelizmente, a preferência pelo sérvio, em detrimento de Pedro Emanuel, correu mal. Tantos e tantos erros...

Inacreditável, e de dificil digestao, a forma como em 12 minutos passamos de virtualmente apurados a goleados. Como dizes, felizmente dependemos apenas de nós. Basta uma vitória no Dragão e, para além do apuramento, ganhamos o grupo.

Agora, importa recuperar animicamente e ir à Mouralândia mostrar quem manda...

Abraço,