segunda-feira, 5 de novembro de 2007

QUEM PARA SUBSTITUIR LUCHO?

Com Lucho Gonzalez afastado por lesão, abre-se a difícil tarefa de o substituir de forma a que o rendimento da equipa não venha a ser afectado.

O argentino foi, como se sabe, utilizado na época passada, até à exaustão, apesar de algum menor rendimento face ao cansaço evidenciado pelo desgaste provocado pela ausência da paragens entre as épocas futebolísticas.

Esta época, dos 14 jogos oficiais «El Comandante» só não realizou dois (Sporting para a Supertaça e Fátima para a Taça da Liga). Dos restantes fez os 90' em oito e foi substituído em quatro, o último dos quais pela lesão que agora o afasta do jogo contra o Marselha.

Qual será o seu substituto?

A resposta a esta pergunta só Jesualdo poderia responder mas recusou-se a fazê-lo, abrindo campo para exercícios especulativos, muito ao gosto dos treinadores de bancada.

Como já referi, Lucho não pode ser utilizado no primeiro jogo da temporada. Jesualdo ainda a estudar as capacidades das aquisições optou por um meio campo formado por Paulo Assunção, Raúl Meireles e Marek Cech, jogadores que não terminaram o encontro tendo dado os seus lugares, no último quarto de hora a Leandro Lima, Mariano Gonzalez e Kazmierczak, respectivamente.

A experiência não foi de todo negativa já que a equipa bateu-se bem e só saiu derrotada por influência do "gajo" do apito.

Desde então já passaram cerca de quatro meses e em teoria o substituto natural seria o jovem Leandro Lima, não só pela sua irreverência, capacidade de explosão e criatividade, mas também por ser o mais utilizado dos médios contratados esta época.

Contudo, parece não atravessar uma boa fase. O último jogo não lhe correu de feição, talvez pela sofreguidão de mostrar serviço que lhe terá retirado clarividência ao ponto de ter sido substituído, depois de ele próprio ter entrado para o lugar do lesionado Lucho. Demonstra ter ainda de trabalhar muito para se conseguir fixar.

Kazmierczak pode ser outra solução, mas tem contra si o facto de ter sido pouco utilizado (acabou o jogo da Supertaça contribuindo com 16' e fez meia parte na Taça da Liga) e poder acusar falta de rotina.

Mariano Gonzalez fez 20' contra o Leixões mais ou menos no Lugar de Lucho mas o seu rendimento foi medíocre.

Talvez Jesualdo tenha um coelho para tirar da cartola e nos surpreenda mais uma vez. Só espero que a solução encontrada tenha o êxito necessário para levar de vencida o Marselha.

Lista dos jogadores convocados:

Helton e Nuno; Bosingwa, Stepanov, Bruno Alves, Fucile; Pedro Emanuel e Marek Cech; Paulo Assunção, Raúl Meireles, Leandro Lima, Bolatti e Kazmierczak; Quaresma, Lisandro Lopez, Tarik, Hélder Postiga, Adriano e Mariano Gonzalez.

Eu arrisco a seguinte formação:
Esta é a equipa que julgo que o professor terá em mente.
O encontro jogar-se-à amanhã, terça-feira dia 3 pelas 19:45 h no Estádio do Dragão.
Terá a apitar o alemão Wolfgang Stark e transmissão televisiva na RTP1.

2 comentários:

Ricardo disse...

Olá portistas, sou benfiquista mas esse facto não me impede de ver o futebol até dos rivais naturais e, com paixão pelo jogo, gostar de descobrir as melhores equipas. Além disso, o F.C.Porto tem tudo para passar à próxima fase, situação que me deixaria feliz. Está na hora de apoiarmos as equipas portuguesas (todas elas dependem do resultado das outras, a curto-médio prazo). Deixemo-nos de traumas e de boçalidades.

Então, a "minha" equipa seria:

Helton
Bosingwa, Alves, Stepanov, Fucile
Assunção, Meireles
Lisandro, QUARESMA, Tarik
Postiga


É isso mesmo. Quaresma a «10». Já há algum tempo que venho pensando nesta solução. Se partirmos do princípio que o Ricardo é um excelente extremo, devemos também interrogar a sua utilidade numa posição mais central. Repare-se: capacidade de remate acima da média (se é certo que Quaresma procura muitas vezes o remate como extremo, não é menos certo que nem sempre a oportunidade de rematar surge) - a «10» teria muitas mais oportunidades, execução rápida e capacidade de fazer passes a rasgar - enquanto a equipa com Quaresma a extremo parece, por vezes, coxa (ou seja, tem de rodar a bola entre 4, 5 ou 5 jogadores, muitas vezes de um lado ao outro do campo, até que esta chegue ao extremo), em que só de um lado parece vir a possibilidade de perigo, ao centro Quaresma estaria em contacto constante com a bola. Jogaria com e sem ela.
Com Paulo Assunção a assegurar a estabilidade defensiva, ajudado por Raúl Meireles, embora este esteja neste 11 incumbido de maior atenção às transições ofensivas (com Quaresma a «10» RM teria de fazer o que faz naturalmente e ainda procurar movimentos [alguns, não todos] de Lucho), restava a Ricardo a última linha de meio-campo, tendo a seu lado Lisandro e Tarik e À frente Postiga. À direita, a procura de zonas mais interiores por parte de Lisandro não se fará sentir tanto porque terá Quaresma como óbvio companheiro de trocas posicionais ao longo do jogo. Se Lisandro procura chegar-se ao meio, Quaresma flecte para o flanco (que é o seu "habitat" natural), nunca descompensando a equipa.

No fundo, FS fez isso o ano passado no Benfica com Simão e eu acho que resultou. É certo que, tacticamente, Quaresma perde alguns pontos para o ex-benfiquista, mas se eu fosse Jesualdo estaria muito inclinado a tentar esta nova abordagem. Claro que teria de ser numa situação em que a realidade assim me obrigasse. Ela chegou. Nenhuma outra alternativa me parece viável, o que só vem provar (sem veneno algum, apenas uma constatação) que ao FCPorto faltam peças para que se possa considerar um plantel equilibrado.

Um abraço a todos e Boa Sorte para amanhã. Quanto a nós lá tentaremos ganhar num terreno dificílimo...

Paulo Pereira disse...

Escrevendo a quente, com as emoções da 1ª parte bem presentes no espírito, vai valendo o golo [FENOMENAL]de Tarik, pois de resto o Porto tem tido inúmeras dificuldades para pressionar o Marselha e para, sequer, conseguir um lance ofensivo digno de registo. Vai ser uma 2ª parte complicada, mas esperemos k a vitória não fuja..

Abraço,

ps: um "rebuçadinho" mesmo aos 45': golo do CELTIC!