sábado, 1 de março de 2008

PROFESSOR QUIS, PROFESSOR TEVE

Palco do jogo: Estádio do Bessa XXI
Competição:
Bwin Liga - 21ª jornada
Hora do Jogo
: 21:15 h
FC Porto: Helton; Fucile, João Paulo, Stepanov e Marek Cech; Paulo Assunção Raúl Meireles 78'), Kazmierczak e Lucho Gonzalez (Quaresma 46'); Mariano Gonzalez, Adriano e Farías (Tarik Sektioui 71')
Suplentes não utilizados: Nuno, Bruno Alves, Lino e Hélder Barbosa
Treinador:
Jesualdo Ferreira
Árbitro:
Duarte Gomes - Lisboa
Acção disciplinar:
Cartões amarelos para Adriano (10'), Lucho Gonzalez (28'), Raúl Meireles (86') e Tarik Sektioui (92')

Em noite de poupanças, Jesualdo fez questão de confirmar que o jogo mais importante é o de Quarta-feira frente ao Schalke. O FC Porto não escapou também à poupança no resultado e à consequente cedência de pontos. Poderei mesmo afirmar, pelo que o jogo deu, que o professor foi um bom amigo do Boavista.

Apesar de tudo o FC Porto até podia ter ganho pois teve as melhores oportunidades, mas creio que o resultado final não escandaliza tendo em conta a entrega dos axadrezados, como se esperava.

Ficou, contudo mais uma vez patente que os habituais titulares são peças praticamente insubstituíveis, principalmente quando duma assentada ficam de fora tantos e tão bons. Desse exagero dependeu a exibição de hoje, naturalmente muitos furos abaixo das expectativas. Se a defesa não comprometeu, ainda que não se possa considerar imaculada, daí para a frente, pese embora as boas prestações de Paulo Assunção e Lucho Gonzalez, a organização ofensiva pecou por demasiados passes transviados com Kazmierczak a não acertar um passe e a insistir na colocação longa da bola, que invariavelmente morreu nos pés dos adversários. Surpreendentemente jogou o tempo todo!

Lá na frente, quase sempre mal servidos, Farías e Adriano andaram perdidos. Mariano Gonzalez alternou o bom com o mau e só se assistiu a um Porto de qualidade quando Quaresma (que entrou na segunda parte) puxou dos galões, numa altura em que o Boavista passou a jogar com dez, por expulsão de Diakité, quando decorria o minuto 76. Aí sim, surgiram as mais flagrantes oportunidades de golo. A bola chegou a ser introduzida na baliza boavisteira, por Stepanov, golo prontamente anulado por pretenso fora de jogo. Também Quaresma fez esbarrar a bola na barra, gorando-se a oportunidade.

Agora só resta esperar que Jesualdo confirme positivamente a sua perspectiva e que a economia de hoje se reverta num resultado favorável na Quarta-feira. A ver vamos.


6 comentários:

Paulo Pereira disse...

Serviços mínimos garantidos ontem, no reduto dos axadrezados que, por hora e meia, parecia uma sucursal do Dragão, tamanha foi a adesão dos adeptos azuis e brancos ao jogo. Fantástico espectáculo, fora das 4 linhas, procurando catapultar a equipa para a vitória...

E ela, a acontecer, teria k premiar a única equipa que fez por isso: o Porto. Pesem as inúmeras ausências, k se reflectiram na fraca ligação entre sectores, o domínio da partida foi integralmente nosso.

É certo k a exibição nunca atingiu patamares elevados, pese o pundonor e abnegação de Paulo Assunção, brilhante no trabalho de sapa, de Mariano, procurando desmistificar a imagem criada sobre ele...

Mas foi a entrada de Quaresma, aliada à expulsão de Diakité, , k asfixiou por completo o Boavista, várias vezes à beira do KO.

Para variar, tal como na Madeira, perante o Nacional, e em Alvalade, a sorte foi madrasta, virando costas nos momentos cruciais...

E, num somatório k ameaça eternizar-se, novo erro arbitral com influência no resultado, anulando um golo a Stepanov por pretenso fora-de-jogo. A existir, seria preciso um olho clínico robotizado para o descortinar...

Valeu, apenas e só, pela entrega e capacidade de luta, mas confesso k me frustrou a perda dos 2 pontos!

Pedro Silva disse...

Na minha opinião apostar em jogadores como o Mariano, por o Adriano na Ala, jogar uma parte inteira sem alas é arriscar em demasia... Andamos a criticar o Benfica porque não joga pelas alas e vai o Jesualdo fazer o mesmo... O Professor tem de perder a mania de mostrar que é ele quem manda e é ele quem sabe. Vamos a ver, se correr bem na Quarta então pode-se dizer que foi uma boa aposta senão vai ser uma pressão sobre o Jesualdo... Esta incerteza era desnecessária a meu ver.

Saudações Portistas!!!

Nicolau d'Almeida disse...

Considero que Jesualdo fez bem em poupar os atletas para, esse sim, jogo decisivo contra o Schalke 04. Com um pouco mais de sorte, vencíamos este jogo mesmo desfalcados das unidades mais importantes. Todavia, foi um bom derby, bem disputado pelas duas equipas.

Cumprimentos.

dragao vila pouca disse...

Primeiro gostaria de salientar que ontem no Bessa lembrei-me das tardes de futebol com o F.C.porto arrastar grandes multidões no apoio à equipa.Depois apesar das poupanças com as quais estou, basicamente estou de acordo, mereciamos ter ganho.
Quarta-feira cada Dragão, tem de se um Super-Dragão no apoio à equipa.
Um abraço

Anônimo disse...

o jaime pacheco nem parecia o mesmo senhor que alguns anos nao se queria sentar na cadeira das antas para nao prestar vassalagem..Hoje a sua equipa apesar dos lances de hussain e um ou outro mais viril nem distribuio muita fruta e procurou jogar futebol dentro do que pode...Ja o novo mestre talvez porque ja tenha descoberto a teoria da rotatividade brindou-nos com devaneios tacticos Quaresma a 10 nao lembra a ninguem e com um Onze que nem a Maya nas suas melhores previsões advinharia..Como tal nao perdemos podiamos ter ganho nao fora o fora de jogo da praxe onde so contra o Fcp nao se benefecia quem ataca..e against FCp nunca ha duvidas...Acho que apesar de 4ª feira ser importante jogo para o decurso do que falta na epoça Jesualdo desrespeitou os 10mil adeptos que emmolduram as bancadas do Bessa, aquele ambiente pintado de Azul merecia mais Porto ainda que o objectivo fosse ganhar...as rotinas nao saiem, as transiçoes emperram ao 2/3 passe e assim la foi a maquina trituradora um mito....
4ª feira no Dragao esperamos o regresso ao passado recente ao onze dinamino e onde todos seremos poucos para levar os DRagoes ate aos 4ºs de final....

dragao vila pouca disse...

Sporting-Benfica
Setúbal-F.C.Porto

03 Março, 2008