quarta-feira, 4 de junho de 2008

BAÚ DE MEMÓRIAS

No dia 11 de Agosto de 1996, em Atlanta, cidade do estado norte-americano da Geórgia, uma atleta portuguesa impôs-se a toda a concorrência, na pista do Estádio Olímpico e ganhou uma medalha de ouro na corrida dos 10.000 metros.

OURO OLÍMPICO COM TONS AZUIS E BRANCOS

Por baixo da camisola da selecção nacional batia o coração de uma mulher nortenha, portuense e portista: A nossa muito querida (dos portugueses em geral e dos portistas em particular) FERNANDA RIBEIRO.


FERNANDA RIBEIRO

Nasceu em Novelas, concelho de Penafiel, distrito do Porto, a 23 de Junho de 1969. Começou a correr ainda muito jovem, com a camisola do Valongo, de Sousão, mas o primeiro clube a sério foi o Grupo Desportivo do Kolossal, a partir de 1981. No ano seguinte, ainda iniciada, venceu vários títulos nacionais de júniores de corta mato e pista.


O FC Porto, clube do seu coração, "agarrou-a" nesse mesmo ano. Correu de azul e branco durante vinte anos, divididos por dois períodos de dez, primeiro entre 1982 e 1992 e depois de 1994 a 2004. Pelo meio competiu durante dois anos pelo Maratona Clube da Maia. Em 2004 tornou-se atleta dos espanhóis do Valência, Terra Y Mar.

A nível internacional despontou em 1988, quando se sagrou campeã europeia de júniores, nos 3 mil metros e vice-campeã mundial na mesma distância. Foram as primeiras medalhas de uma carreira brilhante.

Com 15 subidas ao pódio em grandes competições, Fernanda Ribeiro é a atleta portuguesa mais medalhada de sempre.

Ainda em 1988 estreou-se nos Jogos Olímpicos, mas foi eliminada nos 3.000 m, tal como aconteceu quatro anos mais tarde.

As primeiras grandes vitórias internacionais tiveram lugar em 1994. Fernanda ganhou a medalha de ouro nos 10.000 m dos Europeus de pista e nos 3.000 m dos Europeus de pista coberta, bem como a de prata nos 10.000 m da Taça do Mundo de pista. No ano seguinte foi campeã mundial de pista nos 10.000 m e vice-campeã nos 5 mil.

Em 1996 ganhou nova medalha de ouro nos 3.000 m dos Europeus de pista coberta, mas o grande momento aconteceu nos Jogos Olímpicos de Atlanta, onde Fernanda Ribeiro venceu os dez mil metros de forma espectacular , batendo inclusive o record olímpico.

Em 1997 conquistou mais três medalhas: prata nos 10 mil metros e bronze nos 5 mil dos Mundiais de pista e nos 3 mil metros dos Mundiais de pista coberta. Um ano depois levou mais duas vezes a prata para casa: Nos 10 mil metros dos Europeus de pista e nos 3 mil dos Europeus de pista coberta.

A última grande prestação internacional aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney, onde conquistou a medalha de bronze nos dez mil metros.

Fernanda Ribeiro ainda participou pela quinta vez nos Jogos , em 2004, mas desistiu nos 10 mil metros, devido a problemas físicos. Nos últimos anos tem experimentado distâncias maiores. Foi sexta na maratona de Hamburgo , alcançando a sua melhor marca na distância, com 2h29m48s.

Um comentário:

dragao vila pouca disse...

Nesta altura este é um exemplo feliz de alguém, que por ser atleta do F.C.Porto, nunca foi dado o valor correcto.
A Fernando foi uma atleta extraordinária, uma das melhores de todos os tempos e com um curriculo impar no Atletismo POrtuguês.
Ganhou tudo.
Um abraço