quarta-feira, 24 de março de 2010

MAIS PERTO DA FINAL

FICHA DO JOGO

(Clicar no quadro para ampliar)

Sem extremos disponíveis, o FC Porto deslocou-se a Vila do Conde com o intuito de recuperar psicologicamente dos últimos desaires e com o tónico importante do reconhecimento por parte do CJ da FPF, da injustiça cometida pelo pavão vermelho da Liga, reduzindo de forma arrasadora as penas aplicadas a Hulk e Sapunaru, na sequência da emboscada sofrida no túnel dos lampiões. (sobre este assunto postarei amanhã com mais detalhe)

A minha maior expectativa era verificar como Jesualdo Ferreira montaria a equipa, tendo em conta as lesões e os castigos.

A aposta recaiu num meio campo mais povoado, com a inclusão de Guarín, num sistema algo parecido com um 4x5x1 desdobrável, com Rúben Micael como médio mais adiantado no apoio ao solitário Falcao.

Coube ao Rio Ave provocar as primeiras dificuldades aos defensores portistas, mas aos 19' Guarín desmarcou Falcão, que na área rematou forte, Carlos defendeu para a frente, o colombiano insistiu colocando a bola de cabeça ao alcance de Rúben Micael que na passada introduziu a bola nas redes, abrindo o marcador.

O FC Porto procurou ampliar a vantagem mas os vilacondenses foram equilibrando a partida até chegarem ao golo da igualdade que aconteceu 17' depois por Bruno Moraes, resultado com que acabaria a primeira parte.

Aos 54' Rúben Micael recolheu um passe de Guarín, junto à linha lateral, fazendo uma assistência perfeita para o remate cruzado de Raul Meireles que acabaria dentro da baliza contrária, tocando a bola ainda no poste.


Sem fazer uma grande exibição, os Dragões aqui e ali iam construindo algumas jogadas de bom recorte técnico alternando com as habituais irritantes perdas de bola, que iam quebrando o balanço portista, permitindo situações de equilíbrio e até mesmo de algum ascendente momentâneo do Rio Ave.

Guarín acabaria por matar o jogo a 15' do fim ao acorrer com oportunidade a um passe de Rúben Micael, dentro da pequena área.

Ficava dado um passo importante a caminho da final da Taça de Portugal. A segunda mão disputar-se-à no dia 14 de Abril.

Os meus destaques vão para Fernando e Rúben Micael.





Um comentário:

Dragão Azul Forte disse...

Na qualidade de Sócio do F.C. Porto, exijo ao meu Clube que reivindique, por todas as vias disponíveis, as competentes indemnizações até ao último cêntimo. Indemnizações que cubram todos os prejuízos materiais e morais causados pela decisão arbitrária, desadequada e indigna da Liga. Se a Liga não tiver bens materiais que cubram o valor em causa, deve o departamento jurídico accionar a co-responsabilização dos dirigentes como Ricardo Bosta e Hermínio Mour(o)eiro. E também que o faça para compensação dos prejuízos, ainda que indeléveis, dos jogadores Hulk e Sapunaru. Os adeptos e sócios do FC Porto estão e estarão sempre com o seu Clube. Contra a arrogância, a arbitrariedade, a persecução, o despotismo de pessoas e organizações apostadas em derrotar, em evidente conluio, uma grande e imbatível instituição: o FC Porto! Não nos ganhando em campo, não nos ganharão nos lúgubres túneis ou nos elegantes salões centro de decisões apelidadas de "verdade desportiva". Deviam ter vergonha de utilizar a palavra "verdade" para escamotear a vossa mentira. Deviam corar de vergonha pela vossa indecorosa vassalagem a quem, ao longo de décadas, não soube, nem pôde ganhar cingindo-se à luta de carácter desportivo. Não nos derrotarão; podemos perder uma batalha (jogo), não soçobraremos às vossas insidiosas investidas. Unidos, jamais seremos vencidos!