quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ECLÉTICO DESDE A FUNDAÇÃO

Desde a primeira hora, o FC Porto esteve na vanguarda do desporto nacional, participando em diversas modalidades disputadas no nosso país.

Atletismo, Ginástica, Ténis, Cricket, Pesos e Halteres, Patinagem e Natação no mar foram, para além do futebol, as primeiras a serem praticadas, muito pela iniciativa do Presidente José Monteiro da Costa e de sua irmã Sara Monteiro da Costa que foi treinadora de Ténis.

A partir de 1907, organizaram-se no Campo da Rainha uma série de torneios, graças à persistência do refundador, bem acompanhado por outras figuras de relevo como Eduardo Dumont Vilares, Dr. Antunes Lemos, Adolfo Cunha Pimentel, Júlio de Lencastre, entre outros.

Acácio Mesquita, além de internacional de futebol, Campeão Nacional e recordista de Atletismo, foi Campeão Nacional do Triplo Salto, em 1928, com a marca de 13,43 metros

O primeiro atleta a revelar-se foi Eduardo Dumont Vilares, que saltou 1,55 metros em altura, em 1907.

Já no Ténis, que dispôs de um belo e moderno campo, no Complexo Desportivo do Campo da Rainha, passaram pelo FC Porto alguns dos melhores tenistas portugueses. Em 1921 muitos jogadores de futebol, os que se iam afastando da modalidade, abraçaram o ténis para manterem o exercício físico.


José Bacelar, Emílio Botelho, Camilo Moniz, Alexandre da Cal, Américo Leão, José Roquete e Luis Megre foram alguns praticantes que dignificaram o nome do Clube.

José Roquete e Luis Megre, campeões nacionais de pares em 1935. Roquete foi campeão nacional de ténis durante muitos anos.


Grupo de tenistas no Campo da Constituição, em 1926

Os desportos náuticos tiveram desde sempre o especial interesse dos adeptos do FC Porto que se dedicavam à natação, treinando-se no Rio Douro ou no mar.

Eduardo Dumont Vilares ganhou a Taça de Leixões, em 1908, um dos mais valiosos troféus da época. Em poucos anos os praticantes portistas tornaram o Clube num dos melhores do país, com várias vitórias nos Campeonatos Nacionais de Natação.

O Water-polo foi outra das disciplinas muito apreciada pelos adeptos que viram a sua equipa ser campeã nacional, em 30 de Setembro de 1928, ao vencer por 2-1 o Sporting, na baía de Leixões.

A equipa do FC Porto, Campeã Nacional de Water-polo, em 1928. Da esquerda para a direita: José Pinho, Canto Moniz, Álvaro Sequeira Jr., Florentino Ramalho, Florentino Mota, João Pedro Brenha, António Augusto Antunes e Albert César Machado.


Water-polo praticado no Rio Douro

Fontes: Revista Dragões; Fotobiografia de Rui Guedes e O Ecletismo de Alfredo Barbosa

5 comentários:

Anônimo disse...

Quando se souber do destino do recurso do FCP, logo todos saberão quem é o presidente do Conselho de Justiça da FPF. Chama-se Joaquim José de Sousa Dinis, é de Coimbra e foi escolhido a dedo pela nomenclatura. Não esperem grande coisa. Ah! E é amigo e correlegionário do lampião de Canelas...
__________________

Será ?!

Ao ler isto na net fiquei preocupado.

Anônimo disse...

25/02/10
Tenham medo, muito medo dos metralhas de Setúbal

Dois dos três metralhas de Setúbal foram chamados para os jogos do Benfica e FC Porto. Já se esperava. Não é por acaso que os fundamentalistas do Benfica apoiam sem reservas o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga. Eles sabem que têm em Vítor Pereira um glorioso amigo sempre pronto a «oferecer-lhes» os árbitros que lhes dão mais jeito. Aliás, eles apoiam todos os dirigentes da Liga...também é Sagres pois é? Assim, para esta jornada, vamos ter o SLB (Sistema Lucilio Baptista) a arbitrar o jogo com o Leixões e o "João, pode ser o João" a arbitrar o de Alvalade. Para o jogo do outro candidato ao título foi escolhido o Xistrema de Castelo Branco. Enfim, tenham medo, muito medo porque nesta jornada vai ser roubar até dizer chega.


Também em Lisboa? Não notei nada.
Sobre a ida da PJ ao Dragão, Philippe Richard, responsável pela investigação disse que "em 2004, abrimos um caso contra Luciano D`Onofrio. Ele é suspeito de fraude e branqueamento de capitais. Estivemos no Porto à procura de documentos que possam ser úteis. Também já estivemos a investigar em Lisboa, Madrid, Barcelona, Hamburgo e França. Por agora, ainda não há acusação formal contra Luciano D`Onofrio.
Em Lisboa? Não notei nada...será que a gloriosa imprensa lisboeta estava de férias nessa altura?

Blogue Portogal

Anônimo disse...

Há dois ou tres meses que as nomeações para os jogos importantes são sobretudo: Lucilio;João e Paixão!!!!!!!!

dragao vila pouca disse...

Mais um belo naco da nossa história. Essa do Water-polo praticado no Rio Douro, não sabia e acho o máximo!

Um abraço

Anônimo disse...

Nomeação de árbitros para a 21.ª jornada do Campeonato: não fosse o sórdido da questão, até dava vontade de rir… De facto estes imundos mouros têm tirado da cartola todos os artifícios para nos encostar à parede. As manigâncias acontecem sucessivamente, em catadupa, sem o mínimo de decoro. A descrição já nem importa; fazem tudo à descarada numa desavergonhada postura de assalto para, pura e simplesmente, nos abaterem. Só a nossa força (que inusitadamente, para eles, é cada vez maior) faz adiar os seus intentos. E continuo com fé que os vamos vencer porque a alma, o fogo do Dragão, são indestrutíveis. A nossa vontade de vencer é inabalável e vamos continuar a lutar e a ganhar em campo, contra os mafiosos da mourilândia, contra as toupeiras dos obscuros túneis, contra tudo e contra todos. No fim, eles não vão ver a "luz ao fundo do túnel"…
Fernando Moreira – V. Real